Blog Dra. Thaís Pepe

Retinol: os prós e contras do ativo queridinho do skincare

Entenda quais os benefícios do retinol para a pele e como incluir o ativo na sua rotina de skincare.

 

Sabe aquele ativo de skincare que tem várias funções e beneficia a pele de várias formas? Esse é o retinol. Além de ser poderoso no combate a acne, ele também ajuda a combater os sinais da idade, entre várias outras coisas. Mas é importante não se confundir: apesar de serem derivados da vitamina A, o retinol e o ácido retinoico são diferentes. Enquanto um é um ácido, que requer muitos cuidados na hora de usar, o outro é uma versão estável do ativo, e por isso, presente em vários cosméticos do seu dia a dia.

Benefícios do retinol

O retinol já é um velho conhecido de quem ama skincare, mas ele vem ganhando cada vez mais espaço nesse universo, especialmente por seus vários benefícios. Se você sofre com excesso de oleosidade e acne, o ativo pode ser um aliado, já que ajuda a desobstruir poros e controlar a produção de sebo. Como acelera a renovação das células, o retinol também acelera a renovação das células, esfoliando quimicamente e diminuindo a aparência de poros dilatados.

“Ele é uma opção realmente comprovada para tratar a pele mais madura, construir colágeno e também reverter fotoenvelhecimento”, explica a médica dermatologista Dra. Thais Pepe, que recomenda iniciar a usar produtos com o ativo próximo dos 30 anos, quando há uma redução na produção de óleo, colágeno e elastina, fazendo com que surjam as primeiras linhas de expressão. Como ele estimula a síntese de colágeno e renovação celular, a pele fica mais firme e jovem.

Quais as contraindicações?

Apesar de ser mais suave que o ácido retinoico, que não deve ser usado durante o dia em hipótese nenhuma, o retinol também pode causar irritação, especialmente em peles mais sensíveis. Por isso, o recomendável é incluir o ativo aos poucos, em dias alternados, para ver como a pele se comporta. E, claro, sempre usar protetor solar e consultar um médico que poderá te dizer se ele é ou não recomendado para as suas necessidades.

“Escolha um produto mais leve e com uma fórmula que contenha ingredientes calmantes e hidratantes. Isso torna o retinol mais tolerável pela pele e evita ressecamento ou sensibilidade em excesso”, aconselha Dra. Thais.

 

FONTE: https://www.belezanaweb.com.br/loucas-por-beleza/retinol-os-pros-e-contras-do-ativo-queridinho-do-skincare/

Veja também:

PELE LISINHA

Por quê temos foliculite? Segundo a dermatologista, a principal causa da foliculite tem a ver com lesões causadas na pele provocadas pela depilação. Além disso, a transpiração

Continue lendo »

Newsletter

Fique por dentro das novidades da Dra. Thais Pepe

WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Meu nome é Camila, concierge da Clínica Thais Pepe.
Como posso auxiliá-lo(a) nesse momento?