Sempre ouvimos falar que o colágeno é muito importante, que é o principal componente da nossa pele, mas afinal de contas, o que é o colágeno?
O colágeno nada mais é que uma proteína que está presente na nossa pele, ossos, ligamentos, músculos e corresponde a 30% das proteínas do nosso corpo!
O colágeno vai garantir a firmeza da nossa pele e por isso nos preocupamos tanto com a sua perda e degradação!
A degradação dessas fibras depende de fatores intrínsecos e extrínsecos; os fatores intrínsecos são os que estão relacionados com a nossa genética e envelhecimento cronológico; a partir dos 25 anos temos a diminuição da produção de colágeno em 1% ao ano e a partir da menopausa esse número aumenta muito e chegamos a perder até 30%do nosso colágeno total!
Já os fatores extrínsecos estão relacionados muitas vezes com nosso estilo de vida- exposição solar excessiva, tabagismo, má alimentação, consumo de álcool- todos esses aceleram a degradação do nosso colágeno e levam a um consequente envelhecimento cutâneo.
A boa notícia é que hoje em dia já temos como melhorar os nossos estoques de colágeno e até mesmo a sua produção!
Quando pensamos em procedimentos para produção/ estoque de colágeno e consequentemente melhora da flacidez 3 principais nos vem em mente:
os bioestimuladores – Radiesse, Sculptra e Ellanse; os ultrassons microfocados- Ulthera e Ultraformer; e as Radiofrequências !
Os bioestimuladores são substâncias que quando injetadas na região a ser tratada são absorvidas e produzem um novo colágeno no local ou seja, são precursores de colágeno; no caso dos ultrassons microfocados teremos a produção de um novo colágeno após microlesões em áreas profundas da pele- derme profunda e até mesmo musculatura; por último as radiofrequências nos ajudam reorganizando as fibras colágenos da nossa pele através de um calor; Alguns desses temas serão abordados em mais detalhes nessa edição;
Por último devemos lembrar da suplementação de colágenos hidrolisados que vem sendo estudado cada vez mais e com resultados animadores! Quando hidrolisada, a proteína do colágeno é transformada em pequenas pedaços de mais fácil absorção. Quando suplementado, os pacientes notam melhora progressiva da firmeza, elasticidade e hidratação cutânea. Junto com a suplementação de colágeno, devemos sempre estar atentos a vitamina C pois é ela que estimula a proliferação das células produtoras de colágeno- os fibroblastos!
E por aí? Vocês estão atentas aos cuidados com essa parte tão importante da nossa pele? Já renovaram os estoques de colágeno esse ano?